Situado em Messejana, bairro de Fortaleza, o Posto Novo Nordeste é uma empresa familiar desde sua fundação, em 25 de julho de 1976, por José de Serpa Sales e Francisco Virino Serpa. Após dez anos a sociedade chegou ao fim, em 1986, com a saída do sócio Francisco Virino Serpa.
Este posto iniciou sua operação sob a bandeira da Esso, mas em outubro de 1986, com a dissolução da sociedade, sua bandeira foi trocada pela da Petrobrás Distribuidora e permanece assim até o presente momento.
A partir de 1986, com a mudança da bandeira, a empresa passou a ser gerida por José Salomão Assunção Sales e Gláucia Maria Assunção Sales, filhos de José de Serpa Sales, que oficialmente ainda era o titular da firma.
Em 1987 a Petrobrás trouxe José Daniel de Cerqueira, então supervisor de vendas no Estado do Maranhão, para assumir a gerência de vendas da BR no Estado do Ceará. Ao fazer a visita de reconhecimento dos revendedores em Fortaleza, o novo gerente se encantou com Gláucia e iniciaram um namoro em junho e, ainda no mesmo ano, casaram-se em outubro.
Em maio de 1995 Daniel se aposentou da BR e passou a trabalhar com sua esposa no posto, que até aquele presente momento era sócia com sua cunhada Ivone. Em fevereiro de 2003 Daniel comprou a parte da sócia Ivone e até a presente data Daniel e Gláucia permanecem na gestão oficial do posto, mas agora contam com a filha Sara, que assumiu a parte administrativa da empresa.
Nos seus primórdios o posto era considerado de pequeno porte, mas, com o passar dos anos, sua estrutura física foi sendo ampliada e hoje é considerado pela Petrobrás um posto parceiro e bastante conceituado na revenda de Fortaleza.
Troca de Óleo |
Sua maior transformação aconteceu na década de 90, quando sua frente principal teve a via de acesso alargada e, concomitantemente, a via lateral foi aberta, oferecendo ao posto duas pistas de abastecimentos. A partir daí as vendas tiveram um aumento bastante acentuado.
O posto tem como parte integrante de suas instalações a loja de conveniência, um centro comercial com diversas lojas sublocadas e ainda um parque de estacionamento de veículos com aluguel para 78 vagas, sendo 37 cobertas, e serviço de troca de óleo.
Os planos da direção é ampliar a parte física do posto, aumentando o leque de pontos comerciais para aluguel e ampliação do espaço de estacionamento para veículos.